Advocacy

Muito mais do que lograr a discussão, formulação ou implementação de políticas públicas realmente necessárias à população, o advocacy reforça o pilar de participação civil da democracia.

Muitas vezes, a população enfrenta problemas recorrentes que poderiam ou mesmo deveriam ser solucionados pelo poder público. Ao ampliar a participação e representatividade de grupos muitas vezes excluídos dos processos políticos decisórios e assegurar que os direitos desses indivíduos sejam garantidos, o advocacy fortalece a democratização da própria sociedade. Com o aumento do poder de ação da sociedade civil e maior participação cidadã nos processos de tomada de decisão, é consolidada uma cultura política mais democrática, transparente e participativa.


Advocacy na YABÁ:

Incidência em políticas públicas conscientizar, engajar, influenciar tomadores de decisão e promover mudanças em políticas públicas de interesse social, está entre os objetivos estratégicos da YABÁ. Logo, a equipe técnica atua de modo a fortalecer as áreas de Investimento Social Privado, Organizações Sociais e líderes dos Conselhos de Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e Saúde para gerar altos impactos por meio dos seguintes serviços:

  • Elaboração de estudos temáticos e definição de objetivos/causas;
  • Estruturação de projetos de contrapartida socioambiental e de advocacy;
  • Mediação de grupos de interesse;
  • Formação de líderes no âmbito das políticas públicas, controle social e advocacy;
  • Elaboração do mapeamento de stakeholders e estratégias de engajamento.