Loading

Oficina de Smartphone e Redes Sociais para o público idoso

A Colmeia Social, é uma das organizações sociais, sem fins lucrativos, fundada e mantida pela família de Andrea Moreira, proprietária da YABÁ Consultoria.

Em 2019, a consultoria patrocinou para os idosos da Vila Prudente e Mooca, o curso: Como usar seu celular? Pessoas entre 60 e 90 anos tiveram aulas com uma educadora social.

“Quando os idosos aprendem a mexer no celular eles podem conversar com os filhos e netos pelos grupos da família e assim, sentem-se mais incluídos. Na prática há uma melhoria no convívio familiar”, comenta Alice Ansanelo, presidente da Colmeia Social.

Sabe-se que o uso de tecnologia pode ter efeitos positivos na vida dos idosos, tanto na ampliação de suas funções cognitivas (memória, raciocínio e velocidade de resposta), quanto no auxílio das atividades cotidianas, autoestima e independência, já que em sua maioria, dependem da ajuda de filhos e netos para entenderem as funções dos aplicativos.

A primeira turma do projeto Smart Sênior completou o limite de vagas disponíveis em menos de uma semana de divulgação do curso, o que evidencia a grande procura por conhecimento tecnológico por parte deste público.

O retorno dos participantes após a primeira semana de oficina indica a tamanha necessidade e importância de uma iniciativa como esta. “Nossos filhos não têm tempo para nos ensinar, nós queremos aprender, mas temos dificuldade. Essa iniciativa da Colmeia Social é uma raridade, nunca tinha visto alguém oferecendo curso gratuito de tecnologia e redes sociais para idosos”, afirmou Biagina Sansiviere, 68, participante do projeto.

O cronograma de aprendizagem incluiu: funções básicas do celular (calendário, relógio, data e hora, idioma, tela e brilho, sons, centro de controle, contatos, lembretes, ligações, bloqueio de tela, bateria, Wi-Fi, Bluetooth, câmera, iluminação, ângulo, galeria de fotos, entre outros), como baixar e usar aplicativos de transporte, localização, para pedir comida, pagar contas e outros destinados para o público idoso, além de navegar e aprender os recursos das principais redes sociais usadas por eles: WhatsApp e Facebook.

Fundada em 1975, a Colmeia Social já beneficiou mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de ações assistencialistas e de educação complementar. Atualmente em função das transformações do terceiro setor e sociedade, renovou-se para aperfeiçoar estratégias que favoreçam cada vez mais o desenvolvimento socioeconômico da população de baixa renda, fortalecimento e profissionalização do terceiro setor e autonomia dos cidadãos.

A Colmeia Social atua diretamente com programas intergeracionais, sociocomportamentais e ações de trabalho e renda. Além da mobilização de parcerias para promover mudanças sociais, articular e fomentar iniciativas político-sociais e estratégicas que gerem boas ações na promoção de direitos.

Contato

A Yabá Consultoria utiliza diversos canais de comunicação para manter o relacionamento transparente com seus clientes e parceiros. Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre nossas soluções.

  • (11) 2302-3188

    (11) 2389-5766

  • contato@yabaconsultoria.com.br

    suporte@yabaconsultoria.com.br

  • Rua Vicente Lotti, 37, São Paulo - SP