Loading

Apoio aos Fundos: promovendo soluções sociais

Em 1990 o Brasil criou algumas leis que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, visando estimular o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso, preveem que pessoas físicas e jurídicas possam destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos dos Direitos nas três esferas: Federal, Estadual ou Municipal.
As pessoas físicas podem destinar 6% do Imposto de Renda devido para o Fundo do Direitos da Criança, Adolescente e Idoso. Já as empresas tributadas via lucro real podem destinar 1% do IR para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e para o Fundo do Idoso.
De acordo com a Receita Federal, a arrecadação com regime de regularização superou R$ 48,3 bilhões em 2017. Foram mais de 28 milhões de declarações de ajuste anual do imposto de renda que são elegíveis a destinar recursos para todas as Leis de Incentivo Fiscal. Estima-se que 8% das empresas que atuam no Brasil sejam tributadas via lucro real. Os Conselhos aplicam os recursos em ações prioritárias para melhorar a qualidade de vida e atendimento ao público infantojuvenil e sênior, além de realizar diagnósticos sociais, campanhas de conscientização e prevenção. 
De acordo com as iniciativas do setor e para apoiar as empresas na destinação dos Fundos, o Apoio aos Fundos, organização social que integra o Grupo Yabá, consultoria especializada em Gestão Sustentável e Investimento Social Privado, criada em 2013, nasceu com o propósito de conectar diferentes segmentos da sociedade, contribuindo para que Conselhos de Direitos, Organizações Sociais e Governo atuarem de forma ativa na implementação de soluções sociais. 
Grande parte dos serviços prestados pelo Apoio aos Fundos para as empresas é suportado pela Plataforma Apoio aos Fundos e são eles:

  • Chamada pública de Conselhos e projetos (editais online);
  • Avaliação e seleção das iniciativas (online e com presencial);
  • Gestão técnica e operacional de documentos (recibos, contratos, prestação de contas);
  • Engajamento de colaboradores para destinação de IR para projetos (tecnologia que possibilidade desconto em folha de pagamento);
  • Monitoramento, mentoria e capacitação de Conselhos e líderes sociais. 
Para os Conselhos de Direitos, a equipe técnica do Apoio aos Fundos realiza:
  • Diagnósticos socioterritoriais;
  • Capacitações temáticas;
  • Supervisão e mentoria para implementação da política de atendimento e programas locais;
  • Suporte para captação dos recursos e gestão dos Fundos de Direitos.

Contato

A Yabá Consultoria utiliza diversos canais de comunicação para manter o relacionamento transparente com seus clientes e parceiros. Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre nossas soluções.

  • (11) 2302-3188

    (11) 2389-5766

  • contato@yabaconsultoria.com.br

    suporte@yabaconsultoria.com.br

  • Rua Vicente Lotti, 37, São Paulo - SP