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Investimento Social Privado: estratégia utilizada pelas empresas para contribuir com a sociedade e alavancar negócios

Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados para o benefício público. Os recursos podem ser destinados para projetos sociais, ambientais, culturais e científicos. Realizado de forma planejada e monitorada é possível promover grandes transformações na sociedade.
Sancionada em junho de 2014, a Lei Federal 13.019, estabeleceu um Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que regulamenta o regime jurídico do terceiro setor. Essa medida legitima o processo com informações sobre as OSCs cadastradas e o recurso recebido anualmente.
Segundo o IPEA, em 2016 foram registradas 820.186 organizações da sociedade civil (OCS) e em 2017 foram repassados mais de 3 bilhões em recursos. Representando a participação mútua da sociedade para o desenvolvimento social de interesse público e recíproco.
O Investimento Social Privado passou por uma série de transformações no decorrer dos anos. Teve início com a filantropia e hoje é visto como parte da estratégia das empresas para contribuir com a sociedade e alavancar negócios. O termo filantropia deriva do grego e pode ser traduzido como “amor à humanidade”, em outras palavras significa ajudar ao próximo sem ter expectativa de receber algo em troca.
O papel de exercer a filantropia estava sempre associado a doações de pessoas com maior poder aquisitivo ou instituições religiosas. No entanto, após sancionada a Lei Federal 13.019, esse cenário começou a mudar e as Organizações da Sociedade Civil (OCSs) passou a contar com o apoio das organizações privadas e terem acesso a serviços que o Estado não consegue suprir. A sensibilização das empresas brasileiras em relação a temática da responsabilidade social, contribuiu para ampliar o assistencialismo social e ainda agregar valor à imagem das corporações.
O tema atrai atenção por envolver a possibilidade de direcionamento de recursos públicos para determinada área pelos próprios contribuintes, mas gera dúvidas quanto a correta destinação dos recursos e até mesmo o desvio da verba por parte dos integrantes.
Pensando em agilizar os processos, contribuir para a correta destinação e monitoramento dos recursos, a Yabá Consultoria, especializou-se em realizar diagnósticos sociais, monitorar processos e gerenciar soluções para iniciativas apoiadas pelas empresas via Leis de Incentivo Fiscal. O núcleo denominado Incentivados da Yabá, prospecta e recepciona projetos, buscando garantir sempre o alinhamento às prioridades da sociedade e estratégias das empresas. Além disso, é existencial a articulação e engajamento de stakeholders e a gestão empresarial, seja como voluntários ou outros tipos de colaboração para a efetivação do projeto.

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