Investimento Social Privado

Desde os anos de 1990, os conceitos ligados à área social vêm sendo transformados, com vistas a distanciar as práticas realizadas pelas empresas, pelos cidadãos e pelas organizações sociais estruturadas das ações bem-intencionadas, mas, voluntariosas e supostamente ineficientes, da caridade tradicional, que pejorativamente são chamadas de assistencialismo.

O termo Investimento Social Privado, cuja a sigla é ISP, surgiu como expressão para designar as estratégias de investimento em projetos sociais, culturais, esportivos, ambientais e de saúde. Nos últimos 20 anos vem sendo compreendido pelos executivos das empresas como uma estratégia de repasse voluntário, de recursos privados de forma planejada e sistemática que contribuem de forma mais efetiva para o desenvolvimento da sociedade, engajamento de diferentes públicos e na influência em políticas públicas.

O Investimento Social Privado pode ser alavancado por meio de incentivos fiscais concedidos pelo poder público e também pela alocação de recursos não-financeiros e intangíveis.


Como é aplicado na Yabá:

Além de atuar no desenvolvimento de estratégias para o posicionamento do Investimento Social Privado das empresas, institutos ou fundações empresariais, a YABÁ atua no desenvolvimento de programas e projetos customizados.

  • Gerência e implementa as ações definidas pelos clientes com equipe própria;
  • Realiza mentoria, capacitação, monitoramento e avaliação de projetos sociais internos e externos;
  • Cada cliente tem o seu jeito de ser e fazer, nós da YABÁ somamos e construímos soluções alinhadas às estratégias de negócio e especial planejamos e executamos iniciativas em favor do desenvolvimento social local.