Gestão Sustentável

Por favor clique no tópico sobre o qual deseja saber mais a respeito:

Governança de departamentos e projetos
A partir de um olhar estratégico, a Yabá oferece aos seus parceiros modelos diferenciados que aportem valor a gestão e governança de departamentos ou projetos nas área de Responsabilidade ou Ação Social. Isto significa apoiar o cliente no que se refere ao modus operandi da elaboração de politicas institucionais, processos decisórios, definição do mix apropriado de investimento social e alinhamento estratégico das práticas ao negócios e cultura organizacional.

As decisões são tomadas levando-se em conta que os diferentes grupos da sociedade necessitam mediar seus diferentes interesses com o objetivo de buscar consenso nas relações sociais e obter a concordância sobre qual é o melhor caminho para a sociedade como um todo.
Investimento Social Privado
Para muitas empresas, as boas práticas de investimento social deixaram de ser ações filantrópicas ou práticas pontuais para se tornarem um pilar da estratégia de sustentabilidade e produzir efetivas contribuições aos negócios. Com essa abordagem, o Investimento Social se torna um braço de inovação social da empresa, buscando desenvolvimento e oportunidades ligados aos municípios e regiões onde a empresa opera.
Modelagem de Programas Sociais
Nas últimas décadas o voluntariado corporativo tem se tornado uma rota estratégica que traz ganhos para as empresas que querem demonstrar o seu compromisso com a sociedade de uma forma mais sistemática e efetiva. Além de melhorar seu relacionamento com a comunidade, o voluntariado corporativo também contribui para melhoria do clima interno da organização, ainda mais importante visto que a convivência no ambiente de trabalho tem sido extremamente valorizada, bem como os processos de aprendizagem a partir de propostas criativas que contribuam para o desenvolvimento humano.

Na Yabá ajudamos nossos parceiros na modelagem dos programas de voluntariado corporativo desde a definição do foco de atuação, estruturação e gestão até a criação de indicadores e avaliação de seus resultados.
Indicadores, métricas e avaliação de resultados
As empresas perceberam que trabalhar por projeto é algo extremamente pragmático, contém vários entregáveis, envolve prazos, recursos, orçamento pré-estabelecidos, além da gestão técnica, operacional e financeira dos investimentos realizados.

Assim, em um determinado espaço de tempo, torna-se possível estruturar um processo contínuo para realizar a avaliação dos resultados do projeto com base nos indicadores acordados entre os parceiros. O processo de avaliação contínuo permite o desenvolvimento de uma visão sistêmica das iniciativas avaliadas considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais.
  • Os Indicadores de impacto medem o objetivo geral do projeto com resultados em longo prazo e sua contribuição para a organização;
  • Os indicadores de efetividade medem os resultados dos objetivos propostos em um determinado período de tempo.
  • Os indicadores de desempenho evidenciam se os resultados planejados foram alcançados.
  • Os indicadores operacionais devem funcionar como ferramentas de monitoração dos projetos em seu dia-a-dia, sobretudo quanto ao orçamento e cronograma.
Leis de Incentivo Fiscal
Saber como utilizar os principais mecanismos de incentivos fiscais e entender as bases legais que regulamentam o setor social no Brasil ainda são grandes desafios para as empresas e organizações sociais. Além do desconhecimento em relação aos incentivos fiscais existentes e que podem ser utilizados para contribuir para o desenvolvimento da sociedade, organizações sociais, as empresas não têm equipe suficiente para lidar com a parte gerencial de utilização dos recursos incentivados.

Alinhar as estratégias de Investimento Social Privado, engajamento de stakeholders e utilização de incentivos fiscais em favor do desenvolvimento socioambiental e cultural é um grande desafio e uma grande oportunidade.

A Yabá pode ajudar em todo o processo desde a concepção, implementação, gestão e monitoramento do processo.
Gestão da Diversidade e Desenvolvimento Organizacional
Diversidade para a Yabá é parte fundamental da gestão organizacional, onde a interação criativa de pessoas e áreas levam a práticas sustentáveis que colaboram a atingir os objetivos da arquitetura organizacional, como missão, visão e valores.

Acreditamos que uma gestão organizacional bem elaborada e planejada envolve um conjunto de ações que não está somente na inclusão de diferentes grupos, mas na capacidade de gerar conhecimento dessas semelhanças e diferenças que estão presentes em uma organização.

A Yabá facilita a construção de programas de diversidade, os integrando completamente com os temas de desenvolvimento organizacional, onde se articula com todas as áreas da organização, colaborando no aprimoramento de uma cultura plural e inovadora. Além disso, vai ao encontro de um diálogo positivo com todos os stakeholders.

Podemos ajudar sua organização na estruturação de um programa de Desenvolvimento Organizacional e Diversidade que envolverá:
  • Estruturação de programas de diversidade
  • Ações de desenvolvimento organizacional
  • Palestras, workshops, treinamentos em diversos temas relacionados
  • Construção de diálogo social
  • Programas com públicos priorizados

Voltar